segunda-feira, 11 de maio de 2015

Reunião com o Embaixador José Julio Pereira Gomes












A direcão da UPG e os membros da FAPS (Federacão das Associacões Portuguesas na Suécia) reuniram hoje, no consulado de Gotemburgo, com o recentemente empossado Embaixador Português na Suécia, José Julio Pereira Gomes.
O embaixador mostrou-se receptivo quanto aos problemas da comunidade portuguesa em Gotemburgo, nomeadamente com o facto de ser necessária uma deslocacão de 1000 km (Estocolmo) para tratar do passaporte/cartão de cidadão. Ficou a promessa de se estudar a hipótese de uma permanência consular, que permita em horários pré-definidos, a deslocacão de meios humanos e técnicos para Gotemburgo, de modo a facilitar a obtencão de tais documentos.
O caso de Malmö também foi abordado, ficando o Embaixador com a missão de averiguar junto da embaixada de Copenhaga a hipótese de apoio aos nosso compatriotas do sul da Suécia.
Foram também discutidos apoios para aulas de Português ou ajudas/contactos para start-ups portuguesas.
Aproveitando o facto da fadista Mariza actuar em Gotemburgo no mês de Outubro, aceitou o Embaixador o convite da UPG para estar presente numa recepcão que faremos, anterior ao concerto, à comunidade portuguesa que quiser ver o espectáculo.
A UPG agradece ao cônsul honorário Hans Wallenstam, ao Jaime Goncalves e ao novo Embaixador, pela disponibilidade e simpatia que todos demonstraram.
A reunião foi um bom primeiro passo dum caminho que se espera conjunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário