sábado, 5 de novembro de 2016

Ponto de situação da UPG-CFP - Muito importante



Caros sócios da UPG-CFP e membros da comunidade portuguesa em Gotemburgo,
é chegada a altura de formar uma direção para o ano de 2017 e, até ao momento, não há qualquer lista proponente.
Na última AG foi votada a apresentação de uma proposta para entregar o bar à exploração de uma pessoa ou grupo de pessoas. Esta opção será discutida e votada na próxima AG extraordinária, que esperamos realizar até janeiro de 2017, altura em que teremos que obrigatoriamente formar uma nova direção.
Contudo, hoje dirigimo-nos a vocês, sócios e membros da comunidade portuguesa na Suécia por causa de outro assunto.
O nosso clube, já com quatro décadas de existência, garante a sua sobrevivência, ano após ano, com os subsídios do governo sueco.
Estes valores tendem a diminuir com o tempo e, como vem sendo discutido há vários anos, uma associação que representa uma comunidade com mais do que 1500 pessoas não pode depender quase exclusivamente de apoios estatais e de um pequeno grupo (menos de 10% da comunidade) que paga quotas e participa na vida do clube.
A UPG-CFP tem despesas fixas anuais a rondar as 200000 kr. Bastaria que cada membro da comunidade, em teoria, pagasse 200 sek por ano para que a nossa associação garantisse a sua existência de forma totalmente independente.
Sabemos que maior parte da comunidade portuguesa não frequenta as instalações do clube, contudo, a pergunta que hoje fazemos é: querem que a União dos Portugueses em Gotemburgo continue a existir? Querem que o clube fundado pelos vossos pais e avós mantenha as portas abertas? Querem ter a certeza que há um bar/restaurante/local de convívio onde se continuará a falar português nos próximos anos? Querem garantir que os vossos filhos possam receber aulas de português? Se querem tudo isto, é chegada a altura de participarem. Apareçam, contribuam e envolvam-se. Se não puderem ser parte activa na vida do clube, pelo menos façam-se sócios e paguem a quota (500 kr por ano). Desta e SÓ desta forma é que poderemos manter o clube garantidamente de portas abertas.
No ano de 2017 voltaremos a criar o cartão de sócio e, com ele, poderão ter descontos em todas as festas, nas actividades desportivas e culturais, no bar, nas viagens e no ensino do português.
Pedimos a todos os membros da nossa comunidade que se façam sócios e que paguem a respectiva quota até ao dia 20 de Dezembro.
Lançamos este apelo para garantir a continuidade da UPG-CFP e a sua independência dos subsídios estatais.
Faz a tua parte e não deixes a maior associação portuguesa da Suécia desaparecer.


Ps - o pagamento, com referência do primeiro e último nome do sócio, deve ser feito para o PG da União (519057-4)

Sem comentários:

Enviar um comentário