quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Istambul by UPG, o relato












































Istambul é um daqueles destinos que, só por si, justifica e dá sentido a uma viagem. Contudo, o grupo de portugueses que durante 3 dias explorou as ruas do antiga capital do império Bizantino, também não deixou os seus créditos por mãos alheias e fez questão de valorizar cada momento.
Istambul foi ponto de passagem de vários povos e cruzamento de impérios. Há, um pouco por toda a parte, vestígios dos Bizantinos, dos Otomanos, dos Genoveses, dos Egípcios, Gregos, entre outros. A oferta cultural é muito vasta e tentámos por isso, no pouco tempo disponível, aproveitar o que a cidade tinha para nos oferecer.
A Santa Sofia, uma igreja que passou a mesquita, com 1500 anos de história foi o ponto de partida. A mesquita azul, maior templo islâmico depois de Meca e a cisterna romana deixada pelos Bizantinos, também foram pontos de visita obrigatórios.
Entre almocos com vista e umas valentes risadas, ainda conseguimos visitar o palácio Topkapi, património da Unesco, mandado construir pelo sultão Mehmed II, depois de consquistar Istambul (na altura Constantinopla, último reduto dos Bizantinos).
Vimos a cidade a partir de Galata, a torre deixada pelos genoveses, percorremos Taksim, um dos bairros mais emblemáticos de Istambul e descemos o Bósforo, um braco de mar que separa o continente europeu do asiático.
Perdemo-nos em bazares e seguimos o lema de "em Roma, sê romano", experimentando o clássico banho turco, num "hamam" com mais de 5 séculos.
Por incrivel que pareca, entre dancas do ventre e musica popular turca, acabámos a dancar o kuduro a caminho do mar negro. Há coisas que não se percebem...
A UPG agradece ao grupo que viajou pelo seu interesse mas, especialmente, pela flexibilidade e boa disposicão demonstrada. Foram eles que fizeram a viagem e é, também por causa deles, que regressamos com a sensacão de que este tipo de actividade na nossa comunidade não deve parar por aqui,
Foi uma oportunidade de nos conhecermos um pouco mais e de nos divertirmos fora do nosso ambiente tradicional. E foi também uma oportunidade de aprendizagem, numa cidade absolutamente única.
Da nossa parte foi um imenso prazer e esperamos voltar a ver-vos no próximo destino.
Por fim, queremos deixar o nosso pedido de desculpas pela greve de pilotos da Lufthansa que obrigou metade do grupo a ficar mais uma noite em Istambul. Apesar de não termos qualquer controlo sobre o ocorrido, fizémos o possivel para minimizar o constrangimento causado.
A todos o nosso obrigado e até Lisboa!
Ou seria Barcelona?
Ou Santorini?
O céu é sempre o limite!



Sem comentários:

Enviar um comentário